Há anos, existe uma dúvida do que é ou não caracterizado como juros abusivos.
Conheça nossa história
A Omega Ap é uma empresa que atua em prol dos consumidores, considerada a melhor empresa do segmento, a fim de que seja computado tudo o que é cobrado indevidamente pelas financeiras, de forma a permitir que seus direitos sejam resguardados, auxiliando em negociações extra judiciais realizadas diretamente com as financeiras e seus respectivos escritórios de cobrança.
A empresa é composta por uma equipe especializada, em negociação extrajudicial com profissionais experientes de capacidade comprovada, contando também com especialistas da área de contratos de financiamentos.
Fundada em 2021, com objetivo de oferecer ao mercado um escritório especializado em consultoria financeira, proporcionando excelentes soluções em negociações extrajudiciais, com sólida infraestrutura organizacional.
Trabalhamos com mais de 74 profissionais altamente qualificados quando o assunto é juros abusivos e revisão contratual. Especialistas e consultores à sua disposição e em busca do seu direito.
Prestar serviços de reabilitação de crédito, destinados a atender às necessidades de seus clientes, no Brasil, com qualidade, segurança, sigilo, confiabilidade e custos adequados.
Ser líder em resoluções, destacando-se por equipes especializadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes e ser a melhor consultoria financeira contra a prática abusiva.
Resolução com eficiência, agilidade, confiabilidade, integridade, agindo sempre com transparência junto aos seus colaboradores focados na entrega do resultado com excelência na qualidade e respeito ao consumidor.
A Omega Ap é uma empresa que trabalha com seriedade perante o seu cliente. Oferecemos atendimento personalizado, agilidade e qualidade em nossos serviços. Você pode acompanhar a redução da sua dívida a todo instante, além do suporte de nossa equipe especializada, a sua disposição para sanar todas as dúvidas, e garantir sua satisfação na redução de suas dívidas.
Há anos, existe uma dúvida do que é ou não caracterizado como juros abusivos.
A verdade é que muitas empresas vendem sonhos para as pessoas e depois essas pessoas se deparam com taxas e juros exorbitantes em seus contratos, ficando difícil cumprir com o pagamento.
Os juros abusivos são os que colocam o consumidor em desvantagem exagerada. Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor) isso ocorre quando o contrato firmado entre as partes, é excessivamente oneroso.
Para saber se você está pagando juros abusivos, ou não, é necessário contratar os serviços de uma empresa especializada no assunto, que possa, através de um laudo contábil, vericar as taxas, tarifas e todas as possíveis irregularidades que foram aplicadas no contrato.
Em média, 99% dos contratos possuem alguma irregularidade, como por exemplo, tarifa de cadastro, taxa para emissão do carnê, serviços de terceiros, pagamentos autorizados, entre outros.
Não, o simples fato de entrar com uma ação judicial sobre juros abusivos, não impede que o banco possa ingressar com um pedido de busca e apreensão, uma vez que o cliente esteja inadimplente com o banco.
A única forma de o consumidor ficar totalmente resguardado sobre uma busca e apreensão, é por meio de uma decisão judicial, a qual o juiz deve aplicar.
Na prática, não existe uma quantidade determinada de parcelas para que o banco ingresse judicialmente com o pedido de busca e apreensão, no entanto, a maioria dos bancos tem adotado uma prática de, primeiro tentar negociar o pagamento atrasado com o cliente para somente após 3 ou mais parcelas atrasadas, ingressar com o pedido de busca e apreensão.
Conforme já mencionamos, a busca e apreensão ocorre devido a parcelas atrasadas uma vez que o interesse do banco é receber.
Porém já foram constatados diversos processos de busca e apreensão irregulares, onde foi possível o cancelamento da busca, por liminar judicial.
Além disso, existem outras maneiras de se proteger de uma apreensão do veículo. É necessário sempre procurar ajuda de um especialista que possa analisar o caso com atenção e instruir o cliente da forma correta.
Normalmente, quando o cliente está com as parcelas de seu financiamento atrasadas, a primeira opção do banco é negociar para que o cliente regularize sua situação.
Quando isso não ocorre, o banco tenta por meio judicial, retomar o veículo para que seja leiloado.
Quando essa opção também não tem sucesso, uma vez que o banco não consegue localizar o veículo, logo é proposta a devolução amigável do bem ao banco. A intenção é que o automóvel seja leiloado e elimine todo o saldo devedor do cliente.
Mas, na maioria dos casos, o valor de leilão não é o suficiente para que a dívida seja eliminada e nesse caso o consumidor é surpreendido com um oficial de justiça em sua porta para penhorar os seus bens, afim de que alcance as diferenças existentes em seu saldo remanescente devedor ao banco.
Essa pergunta é muito frequente e muitas pessoas têm essa dúvida.
Não existe nenhuma lei que o impeça de financiar novamente somente pelo fato de ter ajuizado uma ação revisional.
Os bancos não possuem um sistema unificado para tal pesquisa, e essa prática seria proibida, cabendo até o ajuizamento de uma ação de danos morais.
O que pode dificultar um futuro financiamento, é se caso o cliente estiver com o nome no Serasa e SPC a bastante tempo, o que diminui o tal SCORE.
Isso faz com que a aprovação de crédito seja mais difícil, porém após alguns meses, pagando contas em dia, fazendo movimentações financeiras, é muito provável que consiga a aprovação de novos créditos, sem dificuldade.
É possível. Além da ação revisional para discutir os juros cobrados pela instituição financeira, existem vários outros artifícios, que podem ser utilizados para que o consumidor consiga reduzir cobranças abusivas em seu contrato.
É importante contar sempre com uma empresa especializada no assunto, verificar a procedência dos profissionais e da consultoria que vai te representar.
É possível sempre chegar a um bom acordo, para que o cliente venha a pagar o valor justo e não perca seu veículo.
Tudo depende de uma avaliação criteriosa no contrato de financiamento, e um profissional com conhecimento no assunto.
Procure ajuda para esclarecer todas as dúvidas, somente assim poderá obter um bom resultado.
A Omega Consultoria é uma empresa especializada em revisões de juros, e possui mais de 6 anos no mercado.
Conta com profissionais altamente qualificados para te assessorar em todo o processo, do início ao fim, por isso, faça uma consulta sem compromisso para identificar o que pode ser feito no seu caso, estamos te aguardando para conversar.